Portabilidade de consignado para CLT entre bancos começa a valer |
Município nega que pacientes tenham morrido por erro médico em Canoinhas
-
- Central de Triagem de pacientes Covid do Hospital Santa Cruz/Edinei Wassoaski/JMais
Secretaria de Saúde lamenta que vereadora 'use do período pré-eleitoral para denegrir o trabalho' da pasta
A Secretaria de Saúde de Canoinhas encaminhou nota afirmando que não houve óbito por covid-19 registrado no município por falta de internamento ou atendimento médico. A nota é uma resposta a fala da vereadora Norma Pereira durante a sessão da Câmara de Vereadores de Canoinhas nesta terça-feira, dia 1º. Ela fez referência a uma paciente que teria sido negligenciada no centro de triagem de pacientes com suspeita de covid-19 mantido pelo Município. É a partir deste centro de triagem que pacientes em estado grave são encaminhados para internamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Cruz (HSCC).
"Uma paciente com várias comorbidades e indícios de hipotermia chegou na central covid. O médico que acompanha ela há anos pediu internamento, a médica da ala covid disse que isso não ocorreria em hipótese alguma. Houve outros relatos de pessoas que foram a óbito. É grave isso. O médico que conhece a paciente não vale nada para a central covid? Só vale a opinião da médica recém-formada", disparou. Norma lembrou que o HSCC só pode internar pacientes que tenham sido avaliados pela central de triagem. Cabe ao médico dessa central inserir o nome do paciente no Sistema de Regulação (Sisreg) do Estado. Somente assim, o paciente pode ser internado.
Segundo o Município, os profissionais de saúde da Central Covid-19 se baseiam em critérios técnicos para internamento no HSCC discutidos entre ambos os médicos - tanto da ala covid do hospital, quanto da central de referência.
Casos graves e clínicos (leves) são internados no HSCC e há alguns leves que vão para o hospital de Três Barras.
"Desde o início da pandemia o Município de Canoinhas vem tratando com muita seriedade, está investindo em profissionais, insumos, equipamentos e tudo o que for possível para preservar a vida de cada canoinhense", diz a nota.
Os nove óbitos registrados por causa da covid-19 em Canoinhas ocorreram na ala covid do Hospital Santa Cruz, afirma o Município. "Portanto, reiteramos que não temos óbito por falta de atendimento ou internamento no município. Toda assistência necessária a estes pacientes que apresentavam comorbidades (doenças associadas) foi prestada tanto pelo Município, quanto pelo Hospital Santa Cruz", segue a nota.
"O Governo do Município de Canoinhas, a Secretaria de Saúde e todos os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à covid-19 lamentam as leviandades ditas pela vereadora que em nenhum momento procurou o Município para contribuir com as ações realizadas no combate ao novo coronavírus.
A Secretaria de Saúde lamenta que a vereadora use do período pré-eleitoral para denegrir o trabalho realizado regionalmente por vários órgãos, hospitais (Santa Cruz e Fundação Hospitalar de Três Barras), governos municipais e secretarias de saúde - justamente agora, quando a situação de enfrentamento ao novo coronavírus está mais controlada.
A Secretaria de Saúde de Canoinhas esclarece ainda que não cabe ao Município avaliar conduta médica. Como vereadora, Norma Pereira deveria saber que denúncias sobre conduta de médicos devem ser feitas ao Conselho Regional de Medicina", completa a nota.
Deixe seu comentário